Khan Younis, Gaza, 30 de janeiro de 2024 – Em meio a acusações de envolvimento em ataques do grupo terrorista Hamas, as forças israelenses afirmam ter abatido terroristas que tentavam emboscar tropas na segunda-feira (29), próximo ao Hospital Al-Amal, no sul de Gaza.
O Hospital Al-Amal, localizado na cidade de Khan Younis, está sob cerco há oito dias, segundo os trabalhadores humanitários, e os constantes bombardeios tornaram impossível para suas equipes alcançarem aqueles que precisam de ajuda. A falta de suprimentos de oxigênio forçou a interrupção de cirurgias essenciais.
Os trabalhadores humanitários palestinos da Agência da ONU de Assistência e Obras Públicas ouviram acusações de autoridades israelenses de estarem envolvidos nos ataques do Hamas em outubro. Relatos da mídia indicam que oficiais de inteligência israelenses compartilharam um dossiê listando nomes dos funcionários. O documento alega que alguns trabalhadores forneceram munição, ajudaram em sequestros e sugere que 190 funcionários da UNRWA são “combatentes experientes”.
Essas acusações levaram mais de uma dúzia de países, incluindo os EUA, Alemanha e Japão, a suspender o financiamento para a agência.
O Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, se reunirá na terça-feira (30), com delegados de grandes países doadores. Seu porta-voz, Stephane Dujarric, afirmou que a ONU tem “dezenas de milhares de funcionários dedicados trabalhando em toda a região”. Guterres espera que os doadores “pelo menos garantam a continuidade das operações da UNRWA”, porém, não afirmou a inocência da agência.
Os representantes da agência alertam que seus fundos podem se esgotar até o final de fevereiro, aumentando as preocupações sobre a capacidade de fornecer assistência vital em meio à crescente crise humanitária na região.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am