Jerusalém, Israel – 17 de janeiro de 2024 – O Ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, anunciou em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (15), que a fase intensiva da ofensiva militar de seu país na Faixa de Gaza em breve chegará ao fim, dando lugar à próxima etapa do plano de guerra.
Gallant explicou que o plano original apresentado ao gabinete previa que a fase intensiva de manobras durasse aproximadamente três meses. Segundo o ministro, essa fase já foi concluída na parte norte da faixa e em breve também será finalizada no sul.
“Inevitavelmente, em ambos os locais, o momento chegará em que avançaremos para a próxima fase”, afirmou o ministro, indicando que as operações militares serão reduzidas, com foco no direcionamento a altos funcionários do Hamas.
O governo israelense enfrenta pressões tanto internas quanto externas, sendo acusado de genocídio na Corte Internacional de Justiça devido às operações em Gaza. Crescem os apelos por um cessar-fogo para viabilizar o retorno de reféns mantidos pelo grupo terrorista Hamas, inclusive de membros do próprio gabinete.
O Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu reiterou que a campanha militar continuará até que o Hamas seja destruído.
Na faixa devastada pela guerra, as forças israelenses realizaram outra série de ofensivas na terça-feira (16). Mídias locais reportam que 11 civis foram mortos em um ataque a um prédio residencial na cidade do sul, Khan Younis.
Autoridades de saúde em Gaza (Hamas), indicam que um total de 24.285 pessoas foram mortas desde o início dos combates em outubro do ano passado. O anúncio de Gallant destaca um novo capítulo nas complexas dinâmicas do conflito na região.
- Cingapura convoca eleições gerais para 3 de maio - 17 de abril de 2025 3:40 am
- Favorito à presidência da Coreia do Sul quer diálogo com Japão - 17 de abril de 2025 3:32 am
- Fundo dos EUA propõe 12 novos diretores à Fuji Media - 17 de abril de 2025 3:26 am