Por Haruki Nakamura, correspondente Japão
Tóquio, Japão – 17 de janeiro de 2024 – O Ministério dos Transportes japonês anunciou penalidades contra a Daihatsu Motor após a revelação de que a empresa falsificou dados de teste. As autoridades afirmam que irão cancelar a certificação da fabricante automotiva para a produção de três modelos.
O Ministro dos Transportes japonês, Saito Tetsuo, declarou na terça-feira (16), que a situação é “um problema sério, levantando questões sobre os alicerces do sistema de certificação automotiva e a confiabilidade da indústria manufatureira do Japão”.
Funcionários do ministério afirmam que revogarão a permissão para a produção do Gran Max da Daihatsu. Além disso, cancelarão a certificação para o Town Ace, fabricado pela Daihatsu e comercializado pela Toyota Motor, e o Bongo, vendido pela Mazda Motor.
Inspeções in loco foram realizadas depois que a Daihatsu admitiu ter adulterado dados de teste de segurança de 28 modelos em desenvolvimento ou produção.
No mês passado, o ministério ordenou à Daihatsu que interrompesse todos os envios. Desde então, a empresa suspendeu as operações em suas fábricas de montagem domésticas.
O ministério também emitiu uma ordem à empresa para realizar uma reforma fundamental em suas operações.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm