Tóquio, Japão – 16 de janeiro de 2024 – O Secretário-Chefe de Gabinete do Japão, Hayashi Yoshimasa, reafirmou a posição consistente do governo japonês em relação a Taiwan, garantindo que o país continuará aprofundando suas relações com a ilha, apesar das recentes tensões diplomáticas com a China.
Em uma coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (15), Hayashi abordou o protesto da embaixada chinesa em Tóquio, ocorrido no domingo (14), em resposta à mensagem de congratulações emitida pela Ministra das Relações Exteriores do Japão, Kamikawa Yoko, ao presidente eleito de Taiwan, Lai Ching-te. O lado chinês expressou “forte insatisfação e oposição resoluta” à declaração.
Hayashi recusou-se a comentar diretamente o protesto, mas destacou a importância estratégica de Taiwan para o Japão. “Para o Japão, Taiwan é um parceiro extremamente crucial e um amigo importante, com o qual compartilhamos valores fundamentais e mantemos estreitas relações econômicas e interpessoais”, afirmou.
O Secretário-Chefe do Gabinete também ressaltou que o Japão, historicamente, parabenizou Taiwan por conduzir eleições de maneira suave e democrática. Ele afirmou que o governo japonês mantém consistentemente sua posição de manter relações de trabalho com Taiwan em uma base não governamental, em conformidade com o Comunicado Conjunto Japão-China de 1972.
A reiteração da postura japonesa ocorre em meio a crescentes tensões sino-taiwanesas e reforça o compromisso do Japão em manter laços fortes com Taiwan, independentemente das pressões externas. A situação continua a ser monitorada de perto, enquanto os olhos permanecem voltados para a evolução das relações na região.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am