São Petersburgo, Rússia – 26 de dezembro de 2023 – A União Econômica Eurasiática, liderada pela Rússia, assinou um significativo pacto de livre comércio com o Irã durante o Conselho Supremo realizado em São Petersburgo nesta segunda-feira (25). O acordo representa um avanço nas relações econômicas entre os países membros da união, composta por cinco nações que faziam parte da antiga União Soviética.
O presidente russo, Vladimir Putin, expressou sua expectativa de ampliar a cooperação econômica com o Irã, destacando a importância do acordo em meio aos esforços russos para fortalecer os laços com o país persa. A assinatura ocorre em um contexto de crescentes sanções econômicas ocidentais sobre Rússia e Irã.
O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, foi convidado por Putin para uma visita a Moscou no início deste mês, solidificando os laços bilaterais entre os países.
O primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, também participou da reunião, apesar de especulações de que a Armênia estaria se distanciando da Rússia. Pashinyan havia pulado recentes reuniões lideradas pela Rússia, o que foi interpretado como sinal de sua frustração em relação ao papel russo no conflito entre Armênia e Azerbaijão.
A ofensiva militar do Azerbaijão na disputada região de Nagorno-Karabakh em setembro forçou os armênios étnicos locais a praticamente se renderem.
Putin planeja realizar uma reunião informal com líderes da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) em São Petersburgo na terça-feira, buscando fortalecer a unidade entre os países, incluindo a Armênia. O encontro sinaliza esforços para manter a coesão em meio a desafios geopolíticos e econômicos regionais.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am