2.6 C
Kóka
segunda-feira, 25 novembro, 2024 4:15: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Ucrânia responde a ataque russo que deixou pelo menos 39 civis mortos

O bombardeio em Belgorod, aparentemente em resposta a um enorme ataque aéreo de Moscou no dia anterior, parece ser o mais mortal em solo russo desde o início da guerra.

Belgorod, Rússia – 31 de dezembro de 2023 – As autoridades russas informaram neste sábado (30), que um ataque ucraniano à cidade de Belgorod deixou pelo menos 18 pessoas mortas e mais de 110 feridas, marcando o ataque mais letal contra uma cidade russa desde o início da guerra há quase dois anos.

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou um comunicado afirmando que a Ucrânia atingiu Belgorod — um centro regional com cerca de 330.000 habitantes, a cerca de 40 km ao norte da fronteira ucraniana — com dois mísseis e vários foguetes, acrescentando que o ataque foi “indiscriminado” e “não ficará impune”.

A maioria dos foguetes, segundo o ministério, foi interceptada, mas alguns destroços caíram sobre a cidade. O governo ucraniano ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ataque a Belgorod, e as alegações russas não puderam ser verificadas.

Vyacheslav Gladkov, governador da região de Belgorod, informou que três crianças estão entre os mortos e que uma área residencial no centro da cidade foi atingida. O Ministério de Situações de Emergência da Rússia divulgou um vídeo dos momentos após o bombardeio, mostrando carros em chamas, pessoas sendo levadas para abrigos e vidros quebrados nos prédios da cidade.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou que uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU será convocada no sábado para discutir o ataque.

O ataque a Belgorod foi uma resposta ao ataque aéreo da Rússia contra a Ucrânia na sexta-feira (29), segundo um oficial dos serviços de inteligência ucranianos, que falou sob condição de anonimato. O ataque à Ucrânia — um dos maiores da guerra — deixou pelo menos 39 mortos, cerca de 160 feridos e atingiu infraestrutura civil.

No sábado à noite, autoridades ucranianas afirmaram que a Rússia lançou um ataque contra Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, a cerca de 65 km de Belgorod, possivelmente em retaliação ao ataque ucraniano.

Ihor Terekhov, prefeito de Kharkiv, relatou que pelo menos 16 pessoas ficaram feridas no ataque. As autoridades locais informaram que o exército russo atingiu o centro da cidade seis vezes, causando danos a prédios residenciais, lojas e a uma instalação médica.

Vídeos e imagens, não verificados, compartilhados nas redes sociais mostraram que o Hotel Kharkiv Palace, um dos mais populares da cidade e frequentemente usado por jornalistas estrangeiros, foi atingido. Fotos após o ataque mostraram a fachada do prédio perfurada por um enorme buraco do tamanho de vários andares.

Os ataques nos últimos dois dias destacam como Moscou e Kiev continuam dispostas a intensificar uma guerra que, provavelmente, completará dois anos em fevereiro, apesar dos problemas da Ucrânia em garantir financiamento ocidental e um crescente sentimento de fadiga da guerra na Rússia.

SourceNYT

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img