Kyiv, Ucrânia – 23 de dezembro de 2023 – O Ministro da Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, anunciou em uma entrevista ao jornal alemão Die Welt, publicada na quinta-feira (21), que cidadãos ucranianos do sexo masculino no exterior, com idades entre 25 e 60 anos, serão convocados para o serviço militar a partir do próximo ano.
A medida surge em resposta aos pedidos recentes do presidente Volodymyr Zelenskyy, que solicitou a mobilização de até meio milhão de pessoal adicional para enfrentar a invasão russa. Umerov afirmou que o governo está considerando impor sanções aos homens que não atenderem à convocação.
No entanto, relatos na Ucrânia também contradizem as declarações de Umerov, com o porta-voz militar negando os comentários do Ministro da Defesa.
O think tank americano Institute for the Study of War destacou a importância do apoio contínuo do Ocidente à Ucrânia para enfrentar as ameaças russas. Eles alertaram que a Ucrânia não conseguirá resistir militarmente à Rússia sem um aumento significativo de assistência internacional.
A situação na região continua a evoluir, e a comunidade internacional observa atentamente os desenvolvimentos nas relações entre a Ucrânia e a Rússia.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm