Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 03 de dezembro de 2023 – Os Estados Unidos anunciaram um compromisso ambicioso de triplicar a geração de energia nuclear em todo o mundo até 2050, como parte de uma estratégia para limitar o aumento das temperaturas globais a 1,5 graus Celsius. O anúncio foi feito durante a 28ª Conferência Anual das Partes da ONU, ou COP28, nos Emirados Árabes Unidos, no sábado, com a presença do enviado climático dos EUA, John Kerry, do Presidente Francês Emmanuel Macron e de outros líderes mundiais.
A declaração reconhece “o papel fundamental da energia nuclear na conquista de emissões globais líquidas zero de gases de efeito estufa.”
Os participantes deste compromisso “se comprometerão a trabalhar juntos para avançar com um objetivo global aspiracional de triplicar a capacidade de energia nuclear a partir de 2020 até 2050.”
Mais de 20 países, incluindo Japão e França, que depende fortemente da energia nuclear, assim como os Emirados Árabes Unidos, que sediam a COP28, endossaram a declaração.
Entretanto, houve objeções à declaração.
Uma organização não governamental internacional emitiu um comunicado observando que a energia nuclear não é apenas instável e perigosa, mas também economicamente inviável como fonte de energia. Ela critica os líderes mundiais por não terem aprendido com os fracassos da indústria nuclear nos últimos anos, destacando a necessidade de abolir prontamente o uso de combustíveis fósseis para combater o aquecimento global. O debate em torno dessa iniciativa promete continuar, refletindo as divergentes opiniões sobre o papel da energia nuclear na transição para um futuro mais sustentável.
- Empresas japonesas pessimistas sobre economia chinesa - 22 de novembro de 2024 9:39 am
- Preços de novos apartamentos em Tóquio batem recorde - 22 de novembro de 2024 9:13 am
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am