Sumatra Ocidental, Indonésia – 06 de dezembro de 2023 – Uma tragédia se desenrola no Monte Marapi, em Sumatra Ocidental, Indonésia, após a erupção vulcânica no último domingo. Treze alpinistas foram encontrados mortos, e as operações de busca continuam para localizar os outros 10 ainda desaparecidos, enfrentando desafios devido a frequentes erupções menores.
Equipes de resgate locais, compostas por 200 socorristas, estão empenhadas nas operações, mas as erupções contínuas têm dificultado o progresso. Na manhã de terça-feira (5), pelo menos cinco erupções foram confirmadas, lançando cinzas vulcânicas e prejudicando a visibilidade na montanha.
Abdul Malik, chefe da Agência Nacional de Busca e Resgate para a Região de Padang, lamentou as dificuldades enfrentadas pela equipe. “Desde esta manhã, cinzas vulcânicas caíram, dificultando a visualização das condições na montanha.”
A agência vulcanológica da Indonésia afirma que alerta as autoridades locais desde 2011 para avisar os alpinistas para não se aproximarem a menos de 3 quilômetros da cratera devido à ameaça de erupções repentinas. A maioria das vítimas foi encontrada nas proximidades da cratera.
Autoridades locais afirmam que as permissões de escalada foram emitidas após obterem a aprovação de várias agências locais. Eles negam violações à segurança na escalada. No momento da erupção no domingo, 75 pessoas estavam registradas para escalar o Monte Marapi.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm