Bangkok, Tailândia – 23 de dezembro de 2023 – O parlamento da Tailândia está mais próximo de aprovar legislação que a tornaria o primeiro país do Sudeste Asiático a legalizar o casamento homossexual. Durante as deliberações na câmara baixa na quinta-feira (21), os legisladores conseguiram aprovar quatro projetos de lei redigidos pelo governo, grupos civis e partidos de oposição. O objetivo desses projetos é alterar os termos legais de “marido e esposa” para “parceiros de casamento.”
Os rascunhos são esperados para serem consolidados em um único projeto de lei, que se tornará formalmente legislação se for aprovado.
O primeiro-ministro do país, Srettha Thavisin, acolheu positivamente o avanço. Ele afirmou que o primeiro passo para a mudança havia começado, ressaltando que casais do mesmo sexo terão os mesmos direitos de casamento que homens e mulheres, caso o projeto seja promulgado.
A comunidade LGBTQ+ na Tailândia há muito tempo reivindica a legalização do casamento homossexual. No entanto, tentativas anteriores de aprovar projetos de igualdade matrimonial falharam no parlamento. Desta vez, tanto o partido governista Pheu Thai quanto o partido de oposição Move Forward expressaram apoio aos direitos dos casais do mesmo sexo, indicando uma mudança de postura significativa no cenário político tailandês.
A Tailândia, conhecida por sua rica cultura e tolerância, está prestes a dar um passo histórico ao reconhecer legalmente o casamento homossexual, sinalizando um avanço progressista na região do Sudeste Asiático.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am