Moscou, Rússia – 26 de dezembro de 2023 – O projeto de desenvolvimento de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Ártico russo, conhecido como Arctic LNG 2, enfrenta incertezas significativas após a suspensão da participação de acionistas estrangeiros, incluindo empresas japonesas, conforme reportado pelo jornal russo Kommersant nesta segunda-feira (25).
A publicação citou fontes no governo russo, afirmando que os acionistas estrangeiros declararam “força maior” em relação à sua participação no projeto de desenvolvimento de GNL. Entre os principais acionistas estão a gigante japonesa de comércio Mitsui & Co. e a Japan Organization for Metals and Energy Security, além de empresas da Rússia, França e China.
A decisão ocorre após o governo dos Estados Unidos impor, no mês passado, amplas sanções contra Moscou em resposta à invasão da Ucrânia. As medidas visaram uma entidade fundamental envolvida no desenvolvimento do projeto Arctic LNG 2.
O Kommersant informou que entidades no Japão e na China consultaram o governo dos EUA para saber se poderiam ser isentas das sanções, sinalizando a complexidade geopolítica que envolve o projeto.
A incerteza em torno do futuro do Arctic LNG 2 pode ter implicações significativas para o fornecimento de GNL ao Japão. Acionistas japoneses, em particular, estão avaliando os desdobramentos e buscando alternativas diante da instabilidade no cenário geopolítico global. O projeto, que inicialmente prometia reforçar as relações energéticas internacionais, agora se encontra em uma encruzilhada diante das tensões internacionais crescentes.