Sanaa, Iêmen – 17 de dezembro de 2023 – O grupo terrorista Houthi, no Iêmen, financiado pelo Irã, anunciou na sexta-feira (15), que lançou ataques de mísseis contra dois navios cargueiros com destino a Israel. A declaração foi feita em vídeos nas redes sociais, onde um porta-voz afirmou que o grupo continuará a impedir o movimento de todos os navios em direção aos portos israelenses até que as pessoas na Faixa de Gaza recebam os alimentos e remédios necessários.
O site de rastreamento de navios, Marine Traffic, relata que os dois navios visados têm bandeira liberiana.
O grupo terrorista Houthi tem, repetidamente, afirmado que atacou navios israelenses no Estreito de Bab-el-Mandeb e nas águas próximas. O estreito é a passagem para entrar no Mar Vermelho.
A ameaça de ataques está levando grandes companhias de navegação a suspenderem sua navegação no Mar Vermelho e áreas circunvizinhas.
Agências de notícias, como a Reuters, relataram que a empresa de navegação dinamarquesa A.P. Moller-Maersk decidiu interromper, temporariamente, toda a navegação pelo Estreito de Bab-el-Mandeb, na sexta-feira (15). Em comunicado, a empresa afirmou que os recentes ataques a embarcações comerciais na área representam uma ameaça significativa à segurança dos marinheiros.
A empresa alemã de navegação Hapag Lloyd também anunciou na sexta-feira que está pausando seus navios pelo Mar Vermelho até segunda-feira.
A rota pelo Mar Vermelho, que leva ao Canal de Suez, é uma das importantes vias de navegação do mundo. Cerca de 10% do volume de comércio mundial e cerca de 17.000 embarcações passam por lá a cada ano.
Em caso de alternativas, como contornar o sul da África, os navios precisariam percorrer distâncias muito maiores.