Tóquio, Japão – 26 de dezembro de 2023 – A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial, conhecida como JAXA, anunciou, com sucesso, a entrada da primeira sonda lunar não tripulada do Japão, SLIM (Smart Lander for Investigating Moon), em órbita lunar. O marco histórico ocorreu por volta das 16h50 no horário do Japão nesta segunda-feira (25), e a JAXA relata que a espaçonave encontra-se em condições normais.
O SLIM está programado para realizar um pouso na superfície lunar por volta das 0h20 do dia 20 de janeiro, de acordo com os planos estabelecidos pela agência espacial japonesa.
Caso o pouso seja bem-sucedido, o Japão se tornará o quinto país a conquistar tal feito, seguindo os passos da antiga União Soviética, Estados Unidos, China e Índia, que se juntou ao clube este ano.
O destaque da missão SLIM é sua notável precisão de pouso, com capacidade para aterrissar no alvo com uma margem de erro de apenas 100 metros. Isso representa mais de dez vezes a precisão de sondas lunares enviadas pelos outros quatro países.
A conquista da entrada em órbita representa um avanço significativo na exploração espacial do Japão, reforçando o papel do país no cenário espacial internacional e abrindo novas possibilidades para futuras missões lunares e além. O evento é aguardado com grande expectativa não apenas pela comunidade científica, mas também pelo público em geral, ansioso por acompanhar mais um capítulo emocionante na exploração espacial japonesa.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am