23.2 C
Kóka
domingo, 2024/09/08  12:27
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Secretário de defesa dos EUA discute operações militares na Faixa de Gaza com primeiro-ministro de Israel

Lloyd Austin busca possibilidade de redução das operações com o Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu, enquanto Israel intensifica ofensiva contra o Hamas.

Jerusalém, Israel – 18 de dezembro de 2023 – O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, encontra-se em uma turnê pelo Oriente Médio e, durante sua visita a Israel, espera-se que discuta a possibilidade de redução das operações militares na Faixa de Gaza com o Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu.

Netanyahu afirmou que Israel continuará sua ofensiva militar até eliminar o grupo terrorista Hamas. Durante uma reunião de gabinete no domingo (17), o primeiro-ministro leu em voz alta uma carta que disse ter recebido das famílias de soldados falecidos, na qual afirmavam: “Você não tem mandato para parar no meio”. Netanyahu declarou enfaticamente: “Continuaremos a lutar até o final”.

No domingo, as forças militares israelenses anunciaram ter atingido um centro de comando do Hamas na cidade de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza. Relataram também ter ganhado controle sobre partes da cidade, incluindo a praça central.

Israel alegou ter realizado uma incursão no Hospital Kamal Adwan, no norte de Gaza, detendo cerca de 80 terroristas. Autoridades de saúde em Gaza (Hamas), pediram uma investigação internacional, alegando que pessoas feridas e corpos foram soterrados após a destruição do hospital por bulldozers israelenses.

Austin está programado para se encontrar com Netanyahu e o Ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, nesta segunda-feira (18). Segundo o New York Times, Austin discutirá a transição para uma fase mais focada nas operações contra líderes do Hamas, buscando que Israel limite o número de vítimas civis.

Enquanto isso, no domingo, Israel abriu pela primeira vez a Passagem de Kerem Shalom desde o início dos combates, permitindo o transporte de suprimentos humanitários para Gaza. Antes desse dia, os caminhões só podiam entrar em Gaza pelo cruzamento de Rafah.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)