Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 07 de dezembro de 2023 – O presidente russo, Vladimir Putin, intensificou suas atividades diplomáticas em meio ao aprofundamento das tensões com os Estados Unidos e outras nações devido a invasão da Ucrânia. Putin visitou os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita, tentando fortalecer laços com líderes do Oriente Médio.
Na quarta-feira (6), durante sua turnê pela região, Putin se reuniu com o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, em Abu Dhabi. Posteriormente, seguiu para a Arábia Saudita, onde realizou conversações com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman em Riyadh.
O principal ponto de discussão nessas reuniões foi a estabilidade nos preços do petróleo e a cooperação energética entre Rússia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita. Em meio a uma complexa dinâmica geopolítica, Putin busca fortalecer alianças para enfrentar as pressões dos Estados Unidos e de outras nações.
No cenário ucraniano, a força aérea da Ucrânia anunciou na quarta-feira ter abatido 41 dos 48 drones fabricados no Irã, utilizados pelas forças armadas russas em ataques na Ucrânia. A declaração ocorre após o Ministério da Defesa russo afirmar na terça-feira (5), que suas forças interceptaram um total de 41 drones lançados pela Ucrânia sobre a Crimeia, ocupada pela Rússia, e outras áreas.
A intensificação do conflito entre Rússia e Ucrânia tem levado Putin a intensificar seus esforços diplomáticos. Na quinta-feira (7), o presidente russo está programado para receber o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, em Moscou, consolidando laços com mais um país do Oriente Médio.
O mundo observa atentamente os movimentos diplomáticos de Putin, buscando compreender as implicações para a estabilidade global em meio às crescentes tensões entre Rússia e os Estados Unidos.
- Saito Tetsuo, Ministro da Terra, assumirá liderança do Komeito no Japão - 8 de novembro de 2024 10:01 am
- Programa “O Sul em Cima” 34/2024 destaca Carlos Patrício e Necka Ayala - 8 de novembro de 2024 9:46 am
- Índia e Filipinas parabenizam Trump por vitória eleitoral - 8 de novembro de 2024 9:38 am