15 C
Kóka
sexta-feira, 18 outubro, 2024 11:25: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Projeção estima queda na população de todas as prefeituras japonesas exceto Tóquio até 2050

Instituto Nacional de Pesquisa em População e Seguridade Social alerta para declínio populacional mais acentuado nas áreas rurais. Envelhecimento da população também é uma preocupação.

Tóquio, Japão – 23 de dezembro de 2023 – Uma estimativa divulgada pelo Instituto Nacional de Pesquisa em População e Seguridade Social destaca que a população do Japão deverá diminuir em todas as 47 prefeituras até 2050, com uma taxa de declínio mais acentuada nas áreas rurais em comparação com as regiões urbanas. Baseada no censo de 2020, a projeção, realizada a cada cinco anos, sugere que a população total do país cairá para pouco mais de 104 milhões até 2050.

A previsão indica que Akita será a prefeitura mais impactada, com uma queda de 42% em relação aos níveis de 2020, seguida por Aomori, com uma redução de 39%, e Iwate e Kochi, ambas com uma diminuição de 35%. Onze prefeituras devem testemunhar uma redução de 30% ou mais em sua população.

O instituto observa que em 96% dos municípios em todo o país, a população provavelmente diminuirá. Além da diminuição da população, o Japão também enfrentará um envelhecimento acelerado.

Até 2050, metade da população de Akita terá 65 anos ou mais. Em Aomori, 48% estará nessa faixa etária, e em Iwate, 46%. As três prefeituras estão localizadas na região nordeste de Tohoku.

O ritmo de declínio populacional diminuiu principalmente nas metrópoles em comparação com cinco anos atrás, mas nas províncias, até a população idosa é esperada para diminuir, causando disparidades nos ritmos de declínio.

Fujinami Takumi, pesquisador sênior do Instituto de Pesquisa do Japão, destaca que Tóquio e outras áreas metropolitanas devem manter suas populações, enquanto o número de residentes no interior do país despencará. Ele ressalta a necessidade de revisão da infraestrutura e sistemas de transporte público em regiões onde a população está diminuindo rapidamente, a fim de se adequarem ao tamanho da comunidade.

Takumi adverte que manter a qualidade de vida para as pessoas no interior será um desafio e destaca o papel vital das empresas em conter a migração de jovens das áreas rurais. Ele insta as empresas locais a realizar novos investimentos para continuar ou expandir seus negócios e criar empregos.

Observando a mudança demográfica, especialmente a migração de mulheres para Tóquio, Takumi sugere que algumas regiões podem ver uma diminuição mais rápida do que o esperado no número de crianças. Ele apela para a colaboração entre setores público e privado na criação de medidas que proporcionem emprego para as mulheres.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img