Osaka, Japão – 21 de dezembro de 2023 – A montadora japonesa Daihatsu Motor está enfrentando uma séria crise após a descoberta de novas irregularidades em dados de segurança, levando à decisão de interromper o envio de todos os seus modelos, tanto para o mercado doméstico quanto para o exterior. A medida foi tomada em resposta às conclusões de um comitê independente que revelou as falhas.
O presidente da empresa, Okudaira Soichiro, convocou uma coletiva de imprensa na quarta-feira (20), expressando sua séria preocupação diante da situação, reconhecendo que isso abala a fundação da empresa como fabricante de automóveis.
Em abril, foi revelado que a subsidiária integral da Toyota Motor, a qual a Daihatsu faz parte, manipulou peças de portas em testes de colisão de carros destinados a mercados estrangeiros. Em maio, veio à tona que a Daihatsu obteve indevidamente a certificação governamental para veículos híbridos destinados ao mercado japonês.
O comitê independente confirmou irregularidades em 64 tipos de veículos desde 1989, incluindo modelos que não estão mais em produção. Descobriu-se que a empresa também alterou dados de testes de emissões e eficiência de combustível.
O comitê responsabiliza a Daihatsu por desrespeitar os testes de certificação, atribuindo as falhas a prazos rígidos para o desenvolvimento de veículos e a uma cultura organizacional de críticas severas.
A paralisação dos envios de veículos é uma medida drástica adotada pela Daihatsu para lidar com a crise em curso. A empresa agora enfrenta o desafio de reconquistar a confiança dos consumidores e restaurar sua reputação no mercado automotivo japonês e global.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm