Kyoto, Japão, 03 de dezembro de 2023 – Pesquisadores japoneses da Universidade de Kyoto afirmam que o programa de vacinação contra a COVID-19 do país teve um impacto significativo na redução do número de infecções e mortes.
O grupo de pesquisa liderado pelo Professor Nishiura Hiroshi publicou sua avaliação na revista científica internacional Scientific Reports.
Usando um modelo matemático, os pesquisadores simularam os números de infecções por coronavírus e mortes ao longo de 10 meses, a partir de fevereiro de 2021, quando a vacinação começou.
A simulação foi baseada na premissa de que o número real de infecções, incluindo casos assintomáticos, era quatro vezes maior do que os casos confirmados.
Os pesquisadores também consideraram os movimentos das pessoas, as características das variantes do coronavírus e outros fatores para elaborar um modelo de transmissão.
Eles afirmam que, na ausência de vacinação, os números cumulativos de infecções e mortes durante o período do estudo teriam sido de 63,3 milhões e 364.000, respectivamente.
Os números reais de infecções e mortes foram, respectivamente, 4,7 milhões e 10.000.
Os pesquisadores dizem que a alta eficácia das vacinas provavelmente se deve à imunidade de rebanho alcançada pela distribuição das vacinas, pois isso pode proteger pessoas não vacinadas do vírus.
O Professor Nishiura afirma que, utilizando esse método, as autoridades podem implementar um programa de vacinação com base em observações em tempo real sobre a eficácia das vacinas.
Inaba Hisashi, professor do projeto na Universidade de Tóquio Gakugei, afirma que é impossível observar como teria sido a situação de infecção sem as vacinas.
No entanto, ele diz que a simulação usando um modelo matemático sugere que o programa de vacinação teve efeitos indiretos significativos.
Inaba destaca que não existem métodos estabelecidos para avaliar a eficácia real da vacinação em nível populacional e que os pesquisadores precisam continuar explorando se há outros fatores a serem considerados.
- Nippon Steel e U.S. Steel contestam bloqueio de fusão nos EUA - 4 de fevereiro de 2025 5:14 am
- Ishiba se reúne com CEOs da OpenAI e SoftBank sobre IA - 4 de fevereiro de 2025 5:06 am
- Trump dialoga com líderes do Canadá e México antes de tarifas - 4 de fevereiro de 2025 4:38 am