Tóquio, Japão – 17 de dezembro de 2023 – A polícia, em quatro prefeituras japonesas, realizou operações em “host clubs”, estabelecimentos que oferecem companhia masculina para entreter clientes femininas. A ação visa investigar alegações de cobranças exorbitantes que levam as clientes a acumularem dívidas, resultando, em alguns casos, no envolvimento delas na indústria do sexo para saldar esses débitos.
No mês passado, a Agência Nacional de Polícia instruiu as delegacias de polícia das prefeituras a intensificarem a repressão contra práticas ilegais desse tipo.
Na noite de sexta-feira (15), as polícias das prefeituras de Tóquio, Hokkaido, Osaka e Aichi realizaram inspeções in loco em host clubs de seus distritos de entretenimento, buscando avaliar a situação. No distrito de Kabukicho, em Tóquio, que abriga cerca de 300 host clubs, 130 policiais participaram de operações para verificar se os estabelecimentos estavam sendo gerenciados adequadamente e de acordo com os relatórios regulatórios apresentados.
A Agência Nacional de Polícia informou que tais inspeções já haviam sido realizadas em pelo menos outras 10 prefeituras até quinta-feira (14). Durante as operações, foram descobertas violações de regulamentações, como a falta de exibição de uma lista de preços e a ausência de qualquer aviso sobre a proibição de entrada de menores de 18 anos.
As autoridades locais estão intensificando as medidas de fiscalização sempre que são identificadas práticas comerciais ilegais.