Jerusalém, Israel – 17 de dezembro de 2023 – As forças israelenses estão intensificando sua ofensiva no sul da Faixa de Gaza, concentrando-se nas cidades de Khan Younis e Rafah, enquanto um incidente trágico envolvendo reféns abala a região.
O exército israelense intensificou os ataques na cidade de Khan Younis, onde suspeita-se que o líder local do grupo terrorista Hamas, Yahya Sinwar, esteja se escondendo. Na sexta-feira (15), as forças israelenses também anunciaram a destruição de alvos militares do Hamas em Rafah.
A emissora de TV baseada no Catar, Al Jazeera, relatou na sexta-feira, que um de seus cinegrafistas em Khan Younis foi morto em um ataque israelense, enquanto um de seus correspondentes ficou ferido.
Conforme noticiado pelo The Times of Israel, as forças israelenses confirmaram na quinta-feira (14), que iniciaram o processo de inundação dos túneis do Hamas. O relatório observou que isso foi feito em “uma capacidade de teste limitada”, mas que “foi entendido como um sucesso”.
Enquanto isso, o Hamas declarou nas redes sociais na sexta-feira (15), que seus combatentes haviam atingido um prédio onde identificaram pessoal militar israelense em Khan Younis. O grupo também lançou foguetes de Gaza em direção a Jerusalém na sexta-feira, sem causar ferimentos, pois as forças israelenses os interceptaram.
Oficiais de saúde em Gaza (Hamas), relatam que 18.787 pessoas morreram no conflito em andamento.
O governo israelense anunciou na sexta-feira, que temporariamente permitirá a entrada de suprimentos humanitários em Gaza através da Passagem de Kerem Shalom, na fronteira com Israel. O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, também confirmou que, por engano, tropas israelenses mataram três reféns no leste de Gaza, classificando o incidente de uma tragédia insuportável. O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, expressou tristeza pelo ocorrido, reiterando seu compromisso contínuo em resgatar todos os reféns.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am