11.5 C
Kóka
sábado, 19 outubro, 2024 3:21: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Ofensiva israelense intensifica ataques contra terroristas do Hamas no sul de Gaza

Forças israelenses avançam sobre Khan Younis, a segunda maior cidade em Gaza, após devastação no norte.

Khan Younis, Gaza – 06 de dezembro de 2023 – As tropas israelenses estão intensificando sua ofensiva contra terroristas do grupo Hamas no sul de Gaza, após reduzirem grande parte do norte a escombros. Os ataques deixam massas de palestinos deslocados, com poucos lugares para buscar refúgio.

De acordo com a emissora de notícias baseada no Catar, Al Jazeera, aeronaves israelenses estão bombardeando as partes orientais de Khan Younis, a segunda maior cidade em Gaza. Relatos indicam que tanques israelenses estão se aproximando do centro da cidade.

Um pai, enquanto aguardava em um hospital, compartilhou seu desabafo: “Quando meu filho nasceu no segundo dia da guerra, eu desejava que ele visse uma vida diferente desta. Mas todos os dias há dezenas de mortes.”

Imagens de satélite mostram forças israelenses a cerca de 6 quilômetros ao norte do centro da cidade. A Associated Press relata que cerca de 150 veículos militares se acumularam em quatro posições.

Há relatos de que as tropas israelenses acreditam que altos funcionários do Hamas possam estar se escondendo em Khan Younis, incluindo o mentor do ataque surpresa do grupo a Israel no início de outubro.

A mídia israelense sugere que as principais unidades do Hamas estão estacionadas na cidade.

Os confrontos estão forçando muitos palestinos a evacuar novamente. Alguns se dirigiram a oeste, para a cidade de Muwasi. Além dela, apenas o Mar Mediterrâneo se estende.

Uma evacuada afirmou: “Eles nos obrigaram a deixar nossas casas e nos deslocarmos para o sul. Agora, estão nos forçando a sair de Khan Younis.”

Funcionários das Nações Unidas afirmam que as pessoas também estão fugindo para Rafah, na fronteira com o Egito. Estima-se que quase 1,9 milhão de habitantes de Gaza tenham sido deslocados, representando mais de 80% da população.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img