Oceano Índico – 25 de dezembro de 2023 – No último sábado (23), o Departamento de Defesa dos Estados Unidos confirmou que um petroleiro japonês foi atingido por um drone lançado do Irã no Oceano Índico. O incidente ocorreu aproximadamente a 370 quilômetros da costa indiana, e a embarcação com bandeira liberiana era operada por uma empresa holandesa. Segundo um porta-voz do Pentágono, não houve vítimas, e o incêndio a bordo foi prontamente controlado.
A empresa de segurança marítima britânica, citada pela Reuters, afirmou que o petroleiro em questão está associado a interesses de Israel e estava a caminho da Índia a partir da Arábia Saudita. Este incidente segue um padrão preocupante, pois em novembro, um navio de carga ligado a um bilionário israelense também foi atacado por um drone iraniano nas mesmas águas.
O grupo terrorista Houthi do Iêmen tem sido responsável por ataques repetidos a navios comerciais no Mar Vermelho, que se conecta ao Oceano Índico. O Comando Central dos EUA relatou que os Houthis dispararam dois mísseis anti-navio no Mar Vermelho no sábado. Além disso, as forças dos EUA interceptaram quatro drones e receberam relatos de dois navios sob ataque.
O incidente destaca a crescente complexidade e tensão na região, com implicações significativas para a segurança marítima internacional. As ações de defesa dos EUA e as contínuas hostilidades na área suscitam preocupações sobre o agravamento do conflito regional e a necessidade de soluções diplomáticas para garantir a estabilidade e a segurança no Oceano Índico.
- Empresas japonesas pessimistas sobre economia chinesa - 22 de novembro de 2024 9:39 am
- Preços de novos apartamentos em Tóquio batem recorde - 22 de novembro de 2024 9:13 am
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am