Tokyo, Japão – 18 de dezembro de 2023 – No último domingo (17) à noite, o Ministério da Defesa Japonês reportou que um míssil balístico lançado pela Coreia do Norte parece ter caído no Mar do Japão, fora da zona econômica exclusiva do país (Exclusive Economic Zone – EEZ). Autoridades afirmam que o lançamento ocorreu por volta das 22h37, horário local, a partir da costa oeste norte-coreana.
O míssil, segundo estimativas, percorreu aproximadamente 400 quilômetros, atingindo uma altitude máxima de cerca de 50 quilômetros. Felizmente, não há relatos de danos a embarcações ou aeronaves japonesas decorrentes do incidente.
Este é o vigésimo lançamento deste tipo realizado pela Coreia do Norte este ano, sendo o primeiro desde 22 de novembro. A crescente preocupação internacional em relação às atividades nucleares norte-coreanas ganha destaque após o último lançamento.
Após o incidente, um porta-voz do Ministério da Defesa Norte-Coreano emitiu uma declaração por meio da agência estatal de notícias Korean Central News Agency. A declaração expressa forte oposição a um acordo recente entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul. Os dois países concordaram em elaborar diretrizes conjuntas sobre estratégia nuclear, buscando deter a ameaça representada pelo programa nuclear da Coreia do Norte.
O governo japonês, em resposta, apresentou uma protesto formal à Coreia do Norte, alegando que as ações do país violam as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e representam uma ameaça à paz e segurança do Japão, da região e da comunidade internacional. A situação na Península Coreana permanece delicada, e a comunidade internacional observa atentamente os desdobramentos dessa crise em evolução.
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am