Pequim, China – 21 de dezembro de 2023 – O Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, alertou seu homólogo nas Filipinas, Enrique Manalo, de que as relações bilaterais estão enfrentando sérias dificuldades devido ao aprofundamento da confrontação sobre uma disputa territorial no Mar do Sul da China. No entanto, ele também enfatizou a necessidade de diálogo para resolver a questão.
Desde agosto, têm aumentado as tensões entre Pequim e Manila devido a uma série de incidentes no Mar do Sul da China. As embarcações dos dois países entraram em confronto nas águas, e os navios da Guarda Costeira chinesa direcionaram seus canhões d’água para os barcos de reabastecimento militar das Filipinas.
O Ministério das Relações Exteriores da China informou que Wang Yi e Enrique Manalo tiveram uma conversa por telefone sobre a questão na quarta-feira (20).
Wang acusou as Filipinas de provocarem a disputa ao alterar sua postura e políticas. No entanto, ele também destacou que as duas nações são vizinhas separadas apenas por águas estreitas e que as disputas devem ser resolvidas por meio do diálogo.
Essas declarações podem refletir a intenção da China de evitar um confronto decisivo com as Filipinas, já que Manila tem buscado uma cooperação mais estreita com os Estados Unidos e o Japão.
Autoridades em Pequim afirmam que os dois principais diplomatas concordaram em realizar conversações em breve.
- Coreia do Norte critica Rubio por chamar país de “estado vilão” - 4 de fevereiro de 2025 6:59 am
- Conflitos no Paquistão deixam 41 mortos em Balochistão - 4 de fevereiro de 2025 6:55 am
- Nippon Steel e U.S. Steel contestam bloqueio de fusão nos EUA - 4 de fevereiro de 2025 5:14 am