1.4 C
Kóka
segunda-feira, 23 dezembro, 2024 6:41: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Kishida manterá 2 membros da facção Nikai no Gabinete

Kishida Fumio enfrenta desafios enquanto promete restaurar a confiança do público após busca nos escritórios das facções Abe e Nikai do Partido Liberal Democrático em Tóquio.

Tóquio, Japão – 20 de dezembro de 2023 – O Primeiro-Ministro do Japão, Kishida Fumio, enfrenta um desafio significativo para reconquistar a confiança pública, à medida que promete transparência diante de um escândalo de arrecadação de fundos que abalou o cenário político japonês. Nesta semana, promotores de Tóquio realizaram buscas nos escritórios das facções Abe e Nikai do Partido Liberal Democrático (LDP).

As facções estão sob suspeita de pagar propinas a legisladores membros que venderam ingressos para eventos partidários além de suas cotas estabelecidas. As supostas transações financeiras não teriam sido registradas como renda nos relatórios de fundos políticos dos legisladores.

Em uma coletiva de imprensa, Kishida afirmou que não pode comentar detalhes das investigações no momento, mas ressaltou a urgência de restaurar a confiança do público no LDP. Na última quinta-feira, o primeiro-ministro substituiu todos os ministros do gabinete vinculados à facção Abe, em uma tentativa de conter os danos políticos causados pelo escândalo.

Quando questionado sobre a permanência do Ministro da Justiça Koizumi Ryuji e da Ministra da Expo Mundial Jimi Hanako, membros da facção Nikai, no gabinete, Kishida enfatizou que sua escolha ministerial não se baseia em grupos políticos, mas sim nas qualificações individuais, disposição e capacidade de agir com clareza diante do público. Ele expressou o desejo de que continuem desempenhando suas funções.

A questão da imparcialidade das investigações foi levantada pelos jornalistas, especialmente considerando a presença de um ministro da Justiça vinculado à facção Nikai. Kishida assegurou que as investigações devem ser conduzidas de maneira imparcial e rigorosa, destacando a importância da transparência e justiça no processo.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img