Tóquio, Japão – 02 de Dezembro de 2023 – Oficiais da Agência Meteorológica do Japão anunciaram na sexta-feira (1º), que a temperatura média, no país, neste outono foi a mais alta desde o início dos registros há 125 anos. De setembro a novembro, a temperatura média foi 1,39 graus Celsius acima da média histórica, superando o recorde estabelecido no ano passado.
Os recordes também foram quebrados na primavera e no verão deste ano, evidenciando uma tendência preocupante de aquecimento contínuo. Mesmo após o início de setembro, as temperaturas permaneceram elevadas, com o mercúrio atingindo 27,5 graus em Tóquio no dia 7 de novembro, renovando o recorde para o mês, pela primeira vez em 100 anos.
Os meteorologistas atribuem as temperaturas excepcionalmente altas ao aquecimento global e aos efeitos dos ventos de oeste. Ventos predominantes no lado norte do Japão impediram a movimentação de massas de ar frio para o sul, frequentemente mantendo o arquipélago japonês coberto por uma atmosfera mais quente.
Alertando para os desafios contínuos, os especialistas afirmam que o país provavelmente continuará experimentando temperaturas incomumente altas. O registro deste outono destaca a urgência de abordar as mudanças climáticas e a necessidade de medidas para mitigar os impactos do aquecimento global no Japão e em todo o mundo. A comunidade internacional observa atentamente os desenvolvimentos climáticos, ressaltando a importância de ações coletivas para enfrentar os desafios ambientais globais.
- Fed dos EUA se retira de rede global sobre mudanças climáticas - 19 de janeiro de 2025 7:57 am
- Governo de Israel aprova cessar-fogo com Hamas para Gaza - 19 de janeiro de 2025 6:58 am
- Michele Bolsonaro representará seu marido, ex-presidente Jair Bolsonaro, na posse de Trump - 19 de janeiro de 2025 6:50 am