Tóquio, Japão – 01 de dezembro de 2023 – Fontes informaram à NHK que a agência espacial do Japão, JAXA, planeja tentar o primeiro pouso lunar do país com sua sonda não tripulada chamada SLIM (Smart Lander for Investigating Moon) já em 20 de janeiro.
Um pouso bem-sucedido faria do Japão o quinto país a realizar tal feito, seguindo os passos da União Soviética, Estados Unidos, China e Índia.
A JAXA lançou a SLIM a partir do Centro Espacial de Tanegashima, na prefeitura de Kagoshima, em setembro.
As fontes indicam que a JAXA planeja colocar a sonda em órbita lunar em 25 de dezembro, antes de fazer ajustes em sua altitude e trajetória.
Elas acrescentam que a agência planeja fazer a sonda começar a descer por volta da meia-noite de 20 de janeiro e pousar na superfície lunar cerca de 20 minutos depois.
A tentativa de pouso estava inicialmente planejada para ocorrer entre o final de janeiro e início de fevereiro.
A JAXA visa demonstrar a tecnologia de pouso de alta precisão da sonda ao fazê-la pousar na lua dentro de um raio de 100 metros do alvo.
Após completar o pouso, a sonda utilizará sua câmera multibanda para investigar a composição das rochas lunares, contribuindo para uma compreensão mais profunda de como a lua se formou.
Os dados obtidos pela missão SLIM serão utilizados no programa Artemis, liderado pelos EUA, que tem como objetivo enviar astronautas de volta à lua.
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am