Tóquio, Japão, e Berlim, Alemanha – 03 de dezembro de 2023 – Japão e Alemanha alcançaram efetivamente um acordo para concluir um Acordo de Aquisição e Assistência Mútua, Acquisition and Cross-Servicing Agreement (ACSA), com o objetivo de fortalecer a cooperação em segurança entre as Forças de Autodefesa Japonesas e o exército alemão.
O ACSA possibilitará que as Forças de Autodefesa do Japão e o exército alemão forneçam reciprocamente suprimentos, como alimentos, combustível e munição, durante exercícios e em caso de grandes desastres, bem como serviços de transporte e outros.
O Primeiro-Ministro Japonês, Kishida Fumio, e a Chanceler Alemã, Olaf Scholz, planejavam se reunir à margem da COP28 nos Emirados Árabes Unidos para chegar a um acordo sobre a conclusão do ACSA. No entanto, eles divulgaram um acordo por escrito após o cancelamento da reunião devido a um imprevisto no lado alemão.
Ambos os governos agora planejam avançar com os preparativos para assinar formalmente o ACSA.
O Japão já firmou pactos semelhantes com os Estados Unidos, Austrália, Índia e outros três países, buscando fortalecer laços de segurança e cooperação em diversas situações. O novo acordo com a Alemanha amplia ainda mais a rede de parcerias do Japão no cenário internacional.
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am
- Aumento de preços de alimentos no Japão afeta mais de 1.600 itens - 4 de fevereiro de 2025 8:14 am