25 C
Kóka
quinta-feira, 17 abril, 2025 3:44: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Israel neutraliza general iraniano que treinava terroristas na Síria

Sayyed Razi Mousavi, brigadeiro-general dos Guardas Revolucionários do Irã, é morto em ataque israelense próximo a Damasco. Irã promete retaliação.

Damasco, Síria – 26 de dezembro de 2023 – Um ataque aéreo israelense nas proximidades de Damasco, capital da Síria, resultou na morte de Sayyed Razi Mousavi, um brigadeiro-general e alto conselheiro dos Guardas Revolucionários do Irã. Mousavi desempenhava um papel crucial na coordenação da aliança militar entre Síria e Irã, sendo responsável por importantes estratégias na região.

O anúncio da morte de Mousavi foi feito por fontes de segurança e pela mídia estatal iraniana, que destacaram seu papel significativo na região, ressaltando que ele havia acompanhado Qassem Soleimani, líder da força Quds, morto em um ataque de drone dos EUA em 2020.

O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, reagiu ao assassinato, interpretando-o como um sinal de fraqueza por parte de Israel. Raisi declarou que o regime sionista “certamente pagará um preço” por esse ato, enquanto os Guardas Revolucionários prometeram consequências para Israel pelo assassinato de Mousavi.

A morte de Mousavi também foi condenada pelo grupo terrorista Jihad Islâmica Palestina, que a classificou como um “ato covarde”. Mousavi era conhecido por seu apoio à resistência na região e ao povo palestino.

Até o momento, o exército israelense não comentou oficialmente o incidente. Nos últimos anos, Israel tem realizado ataques contra alvos relacionados ao Irã na Síria, especialmente após o aumento da influência iraniana devido ao apoio ao presidente Bashar al-Assad na guerra civil síria. O Irã acusou recentemente Israel de matar dois membros dos Guardas Revolucionários na Síria.

O conflito na Síria continua a refletir a complexidade das relações no Oriente Médio, com o envolvimento profundo do Irã e colaboração estreita com grupos terroristas como o Hezbollah libanês. A morte de Mousavi eleva ainda mais as tensões na região.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img