Jerusalém, Israel – 26 de dezembro de 2023 – O exército israelense anunciou no domingo (24), a descoberta e destruição de uma complexa rede de túneis que acredita-se ser usada pelo grupo terrorista Hamas como seu principal posto de comando no norte da Faixa de Gaza. O porta-voz militar israelense, Daniel Hagari, informou que a rede, com dezenas de metros de profundidade, foi encontrada em Jabalia, no norte de Gaza.
Dentro do túnel, foram encontrados equipamentos utilizados na produção de armas, além de abrigos de emergência destinados aos líderes do Hamas. Hagari também acrescentou que o túnel se conecta à residência de um comandante do Hamas no norte de Gaza, supostamente responsável pelo ataque surpresa a Israel em 7 de outubro.
O porta-voz afirmou que os corpos de cinco reféns israelenses foram recuperados do túnel. Simultaneamente, as forças israelenses divulgaram um vídeo que alega mostrar um de seus caças bombardeando um edifício em Khan Younis, no sul de Gaza, onde acredita-se que líderes do Hamas estejam escondidos.
A edição de domingo do Wall Street Journal relata que autoridades militares israelenses expressaram surpresa com a extensão da vasta rede militar do Hamas no sul de Gaza. O relatório destaca que as forças israelenses estão descobrindo mais túneis e armas do que o esperado. Um oficial militar israelense sênior em Khan Younis afirmou que pode levar meses antes que as forças israelenses tenham controle sobre a cidade da mesma forma que agora controlam o norte de Gaza.