Tóquio, Japão, 25 de dezembro de 2023 – O governo japonês está traçando uma estratégia para o aumento do desenvolvimento oceânico, visando assegurar recursos marinhos e fortalecer a segurança. A previsão é de que a estratégia seja compilada até o final de março do próximo ano, baseando-se no plano básico de política oceânica de cinco anos aprovado pelo Gabinete em abril passado.
Os principais tópicos de discussão da estratégia incluirão a criação de um ambiente em torno de Minamitorishima, uma ilha no ponto mais oriental do Japão, para explorar minerais críticos e elementos de terras raras.
O governo também deverá considerar a preparação do arcabouço legal necessário para permitir a instalação de instalações de geração de energia eólica offshore dentro da Zona Econômica Exclusiva do Japão.
Funcionários também deverão discutir o uso de Veículos Submarinos Autônomos, ou AUVs, para pesquisas oceânicas.
Outro tema provável na pauta é o uso de um sistema de vigilância chamado Consciência do Domínio Marítimo, ou Maritime Domain Awareness – MDA, para aprimorar a capacidade de identificar navios suspeitos. O sistema utiliza satélites, entre outros meios.
O governo planeja acelerar as discussões estratégicas sobre questões e cronogramas, buscando fortalecer a posição do Japão no desenvolvimento oceânico.
- China proíbe exportação de minerais raros para os EUA - 4 de dezembro de 2024 10:19 am
- Coreia do Norte destrói torres de transmissão em Kaesong - 4 de dezembro de 2024 10:10 am
- Japão apoia pessoas com deficiência na Ucrânia - 4 de dezembro de 2024 10:03 am