Tóquio, Japão – 01 de dezembro de 2023 – O ex-ministro das Relações Exteriores do Japão, Maehara Seiji, deixou o Partido Democrático para o Povo (DPP) para formar um novo partido político com outros quatro membros do Parlamento.
Maehara, que era vice-líder do DPP, anunciou sua saída do partido na quinta-feira (30), e realizou uma coletiva de imprensa mais tarde no mesmo dia, ao lado dos quatro parlamentares que o acompanharão no novo empreendimento.
Ele criticou o DPP por buscar maneiras de intensificar a cooperação com a administração do primeiro-ministro, Kishida Fumio, na esperança de conseguir concordância com as propostas políticas do DPP.
Maehara afirmou que está formando um novo partido para ajudar a reunir uma coalizão de partidos de oposição com base na ideia de “nem o Partido Liberal Democrata, nem o Partido Comunista,” com o objetivo de tirar o PLD do poder.
Ele disse que deseja trabalhar com qualquer pessoa que compartilhe suas posições políticas e ideais.
Maehara afirmou que o novo partido buscará introduzir a educação gratuita, bem como o perdão de dívidas estudantis.
Os outros quatro membros do novo partido incluem três legisladores que também eram do DPP e um membro independente da Câmara Baixa.
Maehara atuou como ministro das Relações Exteriores e ministro dos Transportes quando o Partido Democrático do Japão estava no poder. Esse partido posteriormente se dividiu no DPP e no maior partido de oposição, o Partido Constitucional Democrático.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm