Tóquio, Japão – 26 de dezembro de 2023 – Segundo fontes, promotores de Tóquio realizaram um interrogatório voluntário de Hagiuda Koichi, ex-chefe de assuntos políticos do Partido Liberal Democrático (PLD), como parte de uma investigação sobre um escândalo de financiamento político envolvendo a maior facção do partido, que foi liderada pelo falecido Primeiro-Ministro Abe Shinzo.
A facção de Abe é suspeita de ter pago propinas aos escritórios de parlamentares membros que venderam ingressos para eventos de arrecadação de fundos em excesso de cotas, sem registrar a receita excedente nos relatórios de fundos políticos.
Na semana passada, promotores realizaram buscas nos escritórios das facções de Abe e Nikai, esta última também suspeita de violar a lei de controle de fundos políticos.
Acredita-se que os escritórios da maioria dos parlamentares da facção de Abe, incluindo Hagiuda e outros cinco membros executivos, tenham recebido as propinas.
Hagiuda, recentemente substituído como presidente do Conselho de Pesquisa Política da LDP, foi questionado voluntariamente, assim como outros quatro executivos da facção, incluindo o ex-secretário-chefe do gabinete, Matsuno Hirokazu, o ex-presidente do Comitê de Assuntos Dietéticos da LDP, Takagi Tsuyoshi, o ex-Secretário-Geral da LDP na Câmara Alta, Seko Hiroshige, e o ex-ministro da educação, Shionoya Ryu.
Acredita-se que eles tenham sido questionados sobre suas opiniões como executivos da facção e como parlamentares cujos escritórios receberam as propinas.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am