Washington D.C., EUA, e Tóquio, Japão – 03 de dezembro de 2023 – O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou a suspensão imediata dos voos das aeronaves Osprey operadas pela Força Aérea dos EUA no Japão, após o acidente fatal ocorrido nas águas do sudoeste do país na última quarta-feira (28).
Em comunicado divulgado na sexta-feira (1º), a Secretária Adjunta de Imprensa do Pentágono, Sabrina Singh, afirmou que a segurança dos soldados americanos e a segurança regional do Japão são as principais prioridades para Washington. De acordo com Singh, os Ospreys pertencentes ao Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e outras unidades serão autorizados a voar apenas após passarem por verificações rigorosas de manutenção e segurança.
A decisão ocorre após o governo japonês solicitar, na quinta-feira (29), que os Ospreys baseados no Japão fossem temporariamente suspensos de operação, exceto em missões de busca e resgate, até que sua segurança para voos fosse confirmada.
O acidente envolvendo a aeronave CV-22 Osprey ocorreu nas proximidades da Ilha de Yakushima, na Prefeitura de Kagoshima. Dos oito tripulantes a bordo, apenas o corpo de um foi recuperado, enquanto os outros sete permanecem desaparecidos. Autoridades dos EUA e do Japão estão colaborando e compartilhando informações sobre o incidente, enquanto as operações de busca e resgate continuam na região afetada.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm