Tóquio, Japão – 06 de dezembro de 2023 – Uma pesquisa internacional conduzida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), revelou que estudantes do ensino médio no Japão alcançaram o nível mais alto globalmente em todas as três categorias avaliadas: matemática, ciências e leitura.
A OECD realiza a pesquisa a cada três anos para avaliar o desempenho acadêmico de estudantes de 15 anos ao redor do mundo. No ano passado, aproximadamente 690.000 estudantes de 81 países e regiões participaram da pesquisa, realizada um ano depois do inicialmente programado devido à pandemia de coronavírus.
Do Japão, cerca de 6.000 estudantes de 183 escolas de ensino médio participaram. Suas pontuações médias aumentaram em todas as três categorias, em comparação com a pesquisa de 2018.
Os estudantes japoneses subiram do 15º para o 3º lugar em leitura. Em matemática, saltaram do 6º para o 5º lugar. Em ciências, alcançaram a 2ª posição, subindo do 5º lugar.
Singapura liderou em todas as três categorias.
As médias das pontuações dos 37 países membros da OECD caíram em todas as três categorias, sendo matemática a que teve a maior redução.
Oficiais do Ministério da Educação do Japão atribuem o desempenho excepcional dos estudantes japoneses à duração relativamente mais curta dos fechamentos de escolas causados pela pandemia, em comparação com outros países. Eles também destacam a melhoria na infraestrutura tecnológica das escolas japonesas e a familiaridade dos estudantes em realizar testes de pesquisa por computadores.
- Ex-passageiros do Diamond Princess relembram tragédia da Covid no Japão - 4 de fevereiro de 2025 4:06 am
- Trudeau rebate tarifas dos EUA e pede apoio a produtos locais - 4 de fevereiro de 2025 3:57 am
- Nikkei 225 despenca após anúncio de tarifas dos EUA - 4 de fevereiro de 2025 3:50 am