Tóquio, Japão, 20 de dezembro de 2023 – Procuradores em Tóquio estão se preparando para realizar buscas em escritórios vinculados às duas principais facções do Partido Liberal Democrático (PLD) do Japão, as facções de Abe e Nikai, em meio a alegações de um escândalo envolvendo fundos políticos. Fontes afirmam que as buscas podem ocorrer já nesta terça-feira (19).
A suspeita recai sobre o pagamento de propinas a parlamentares que venderam entradas para eventos de arrecadação de fundos além de suas cotas, sem registrar a quantia como receita em seus relatórios de fundos políticos. Quase todos os membros da facção de Abe são suspeitos de receber propinas não declaradas, totalizando aproximadamente 500 milhões de ienes, ou cerca de 3,5 milhões de dólares, ao longo de cinco anos até 2022.
A quantia de receita de eventos de arrecadação de fundos que a facção de Nikai omitiu de seus relatórios políticos é estimada em cerca de 700 mil dólares no mesmo período.
Os contadores das facções de Abe e Nikai foram questionados pelos procuradores de forma voluntária e admitiram não ter declarado parte da receita dos eventos de arrecadação de fundos. Os procuradores acreditam que a prática foi sistemática.
Membros proeminentes da facção de Abe, que teriam recebido grandes propinas, também estão sendo interrogados de forma voluntária pelos procuradores. O escândalo lança uma sombra sobre o cenário político japonês, com potenciais repercussões significativas para as facções envolvidas.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am