Tóquio, Japão – 17 de dezembro de 2023 – Empresas do Japão e membros dos Estados da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Association of Southeast Asian Nations – ASEAN) firmaram uma série de acordos com foco na descentralização, como parte dos esforços conjuntos para combater as mudanças climáticas. O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão organizou um fórum em Tóquio no sábado (16), para marcar os 50 anos de amizade entre o Japão e a ASEAN.
Cerca de 100 pessoas, incluindo líderes empresariais e representantes de startups, participaram do evento com o objetivo de fortalecer a cooperação econômica entre as duas partes. Até o momento, cerca de 70 memorandos de entendimento foram trocados, com destaque para iniciativas de descarbonização.
Entre os acordos, destaca-se um projeto de usina térmica, na Malásia, movida a amônia, que não emite dióxido de carbono quando queimada. A planta, prevista para entrar em operação em 2026, será a primeira do tipo no mundo. Outros acordos envolvem suporte técnico para esforços de neutralidade de carbono utilizando hidrogênio e amônia em um complexo petroquímico na Tailândia.
Outro projeto investirá em pesquisas para um negócio de torrefação de café no Laos, utilizando hidrogênio em vez de carvão e óleo. Além dos acordos empresariais, os governos concordaram em apoiar mutuamente a elaboração de um plano de ação para atingir suas metas de neutralidade de carbono, incentivando investimentos em descarbonização, estimados em cerca de 4.000 trilhões de ienes, ou cerca de 28 trilhões de dólares, em toda a Ásia.
O Ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Saito Ken, expressou esperança em criar projetos que fortaleçam ainda mais os laços entre o Japão e a ASEAN, simbolizando a cooperação entre as duas partes em prol do desenvolvimento sustentável.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm