Tokyo, Japão – 29 de dezembro de 2023 – Doze empresas líderes no Japão anunciaram uma colaboração estratégica para desenvolver tecnologias de semicondutores de última geração, com foco especial em aplicações automotivas, incluindo sistemas de direção autônoma. O grupo, composto por cinco grandes montadoras – Toyota Motor, Honda Motor, Nissan Motor, Subaru e Mazda Motor – junto com cinco empresas relacionadas a semicondutores, como a Renesas Electronics, e dois fabricantes de componentes elétricos, afirmam ter formado uma nova organização chamada ASRA para realizar sua missão ambiciosa.
A iniciativa conjunta visa o desenvolvimento da tecnologia de “chiplet”, que consiste na combinação de vários chips especializados para criar semicondutores de alto desempenho. O grupo planeja estabelecer essa tecnologia até 2028 e implementar os chips em veículos de produção em massa a partir de 2030.
Com o crescimento contínuo da direção autônoma, o desempenho dos chips tornou-se um fator-chave para o sucesso do desenvolvimento dessa tecnologia. A parceria japonesa busca impulsionar o desempenho dos chips, alinhando-se com as demandas crescentes por inovações na área de veículos autônomos.
Ao unir a experiência das montadoras com o know-how das empresas de semicondutores, a ASRA busca não apenas impulsionar a direção autônoma, mas também fortalecer a posição do Japão na vanguarda da inovação automotiva. A colaboração estratégica visa criar uma sinergia única entre o setor automotivo e o setor de tecnologia de semicondutores, preparando o terreno para avanços significativos na próxima década.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm