Pyongyang, Coreia do Norte – 4 de dezembro de 2023 – O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte emitiu uma resposta indignada às sanções coordenadas impostas por Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul e Austrália em decorrência do lançamento de um satélite de reconhecimento. A declaração, divulgada pelo porta-voz do ministério na agência estatal de notícias Korean Central News Agency, na noite de sábado (2), anunciou contramedidas direcionadas a indivíduos, instituições e organizações dos países envolvidos.
No comunicado, Pyongyang afirmou que “aplicará contramedidas a indivíduos, instituições e organizações dos EUA e de suas forças vassalas.” As sanções foram impostas a altos funcionários da Administração Nacional de Tecnologia Aeroespacial da Coreia do Norte, responsável pelo lançamento do satélite, e a outras organizações do país.
A Coreia do Norte criticou fortemente os países sancionadores, referindo-se aos EUA e seus aliados como “desejosos de privar estados soberanos de seus direitos legítimos”. O comunicado destacou que a Coreia do Norte aplicará contramedidas para defender a soberania e os interesses do estado, conforme a legislação vigente.
As relações já tensas entre a Coreia do Norte, Japão, EUA e Coreia do Sul se agravaram após o lançamento do satélite de reconhecimento, que foi condenado pelos países ocidentais. Agora, ao citar indivíduos e organizações que poderiam ser alvo de suas contramedidas, a Coreia do Norte deixa claro seu posicionamento contra esses países e a determinação em proteger seus interesses em meio ao impasse diplomático. O cenário reforça as preocupações sobre a estabilidade na região e a complexidade das relações internacionais envolvendo a Península Coreana.
- Premiê Ishiba pede união após derrota do LDP em eleição - 8 de novembro de 2024 1:06 pm
- Talibã espera “novo capítulo” com governo Trump - 8 de novembro de 2024 12:42 pm
- Saito Tetsuo, Ministro da Terra, assumirá liderança do Komeito no Japão - 8 de novembro de 2024 10:01 am