9.9 C
Kóka
sábado, 9 novembro, 2024 12:50: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Coreia do Norte anuncia início oficial da missão de reconhecimento de satélite militar

País afirma que a missão de espionagem do satélite Malligyong-1 será iniciada na sexta-feira, após seu lançamento bem-sucedido na semana passada.

Pyongyang, Coreia do Norte – 01 de dezembro de 2023 – A Coreia do Norte anunciou que está pronta para iniciar oficialmente, nesta sexta-feira (1), o que afirma ser a missão de reconhecimento de um satélite militar lançado na semana passada. O país comunicou que o Malligyong-1, seu primeiro satélite militar de espionagem, foi lançado em 21 de novembro, na terceira tentativa desse tipo, e foi posicionado com sucesso em órbita. As duas tentativas anteriores, em maio e agosto, foram malsucedidas.

De acordo com a mídia estatal norte-coreana, o ditador Kim Jong Un visitou o Centro de Controle Geral de Pyongyang da Administração Nacional de Tecnologia Aeroespacial Nacional após o lançamento e examinou fotos tiradas pelo satélite.

As imagens, segundo a mídia, incluem fotos da Casa Branca e do Pentágono, da Base Aérea de Kadena dos EUA na prefeitura de Okinawa, e de bases dos EUA na Coreia do Sul e Guam. Oficiais nos países afetados estão analisando as capacidades do possível satélite.

Prevê-se que o Partido dos Trabalhadores, no poder na Coreia do Norte, convoque uma reunião plenária de seu Comitê Central em dezembro para decidir sobre um plano de lançamento de mais satélites de reconhecimento no próximo ano.

O programa de defesa quinquenal da Coreia do Norte envolve operações de tais satélites. Acredita-se que a liderança do país atribua importância ao desenvolvimento de vários tipos de mísseis e ao aprimoramento das capacidades de reconhecimento para monitorar constantemente e com precisão as atividades militares dos EUA e de outras nações.

Analistas afirmam que a Coreia do Norte está determinada a reforçar seu monitoramento dos movimentos do Japão, dos EUA e da Coreia do Sul, que têm intensificado sua cooperação em segurança.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img