Dubai, Emirados Árabes Unidos – 02 de dezembro de 2023 – As reuniões de alto nível na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP28, foram iniciadas em Dubai, reunindo líderes de mais de 130 países e regiões. Ao longo de dois dias, são esperados discursos e discussões sobre medidas cruciais para enfrentar os desafios climáticos globais.
O Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, alertou sobre os sinais vitais da Terra em declínio, destacando incêndios devastadores, secas letais e o ano mais quente registrado. Ele ressaltou que ainda há esperança, instando os líderes mundiais a tornarem a COP28 a nova esperança para o futuro da humanidade.
Guterres enfatizou a importância de adotar passos específicos para interromper o uso de combustíveis fósseis, declarando: “O limite de 1,5 grau é possível apenas se pararmos definitivamente de queimar todos os combustíveis fósseis. Não reduzir. Não mitigar.”
Mais tarde, o Primeiro-Ministro do Japão, Kishida Fumio, apresentará o plano do país para reduzir, gradualmente, as emissões de gases de efeito estufa, expandindo o uso de energias limpas em direção à neutralidade de carbono até 2050. Kishida demonstrará a determinação do Japão em liderar a comunidade internacional na busca pelo objetivo de limitar o aumento da temperatura a 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais. Ele também detalhará as contribuições do Japão para outros países por meio de assistência em tecnologia e investimentos.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm