1.9 C
Kóka
segunda-feira, 23 dezembro, 2024 4:58: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Conselho de Segurança da ONU adia votação sobre resolução para cessar-fogo entre Israel e Hamas

Debate se estende sobre proposta de resolução em meio à catástrofe humanitária na Faixa de Gaza, e votação é adiada para outro dia.

Nova Iorque, EUA, 23 de dezembro de 2023 – O Conselho de Segurança da ONU está no centro de intensos debates em relação a uma resolução que propõe um cessar-fogo no conflito entre Israel e o grupo Hamas, diante da atual catástrofe humanitária na Faixa de Gaza. Na terça-feira (19), os delegados decidiram adiar a votação para um outro dia, aprofundando as discussões sobre os termos exatos da proposta.

O esboço da resolução, apresentado pelos Emirados Árabes Unidos, pede uma “cessação das hostilidades”. No entanto, alguns membros buscam alterar essa linguagem para “suspensão das hostilidades”, na tentativa de obter o apoio dos delegados dos Estados Unidos, que vetaram uma resolução há duas semanas que solicitava um “cessar-fogo incondicional”.

O Embaixador Adjunto dos EUA, Robert Wood, afirmou que os israelenses têm o direito de se proteger do que chamou de “terrorismo”. Ele acrescentou que os civis em Israel continuam enfrentando ataques de foguetes lançados pelo Hamas “a partir de infraestrutura civil em Gaza”.

O Embaixador Russo Vassily Nebenzia criticou os EUA, argumentando que há um consenso global sobre a necessidade de um cessar-fogo imediato, e o único Estado, além de Israel, que se opõe a isso é os Estados Unidos.

Na semana passada, Nebenzia e outros membros do Conselho de Segurança visitaram as proximidades do cruzamento de Rafah para testemunhar o que os civis estão enfrentando. Eles visitaram um hospital que trata os feridos e verificaram a entrega de ajuda.

Trabalhadores humanitários informaram que está demorando muito para os caminhões entrarem em Gaza, e os delegados concordaram que a assistência humanitária deve chegar rapidamente àqueles que precisam. O adiamento da votação ressalta as complexidades e desafios enfrentados na busca por uma solução diplomática para a crise em andamento na região.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img