0.9 C
Kóka
sexta-feira, 22 novembro, 2024 1:40: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Compromisso pela paz: Estados partes da ONU reforçam esforços por um mundo sem armas nucleares

Segunda reunião dos Estados Partes no Tratado de Proibição de Armas Nucleares reforça a busca por um futuro livre de ameaças nucleares

Nova York, EUA, 03 de dezembro de 2023 – Representantes de Estados partes em um tratado da ONU que proíbe armas nucleares reafirmaram seu compromisso em trabalhar para um mundo sem a ameaça dessas armas, diante de crescentes desafios globais. A segunda Reunião dos Estados Partes no Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares encerrou-se na sexta-feira (1º), após cinco dias de discussões na sede da ONU em Nova York.

Os participantes aprovaram uma declaração política no último dia do encontro, expressando preocupação com os riscos nucleares agravados pela modernização dos arsenais nucleares e pelas crescentes tensões globais. A declaração enfatizou que qualquer uso ou ameaça de uso de armas nucleares viola o direito internacional e mina a paz e a segurança globais.

O documento observou o aumento de países sob garantias estendidas de segurança nuclear e alertou que justificar a dissuasão nuclear como uma doutrina legítima de segurança “perigosamente” aumenta o risco de proliferação nuclear. Instou todas as nações a abandonarem tais abordagens e aderirem ao tratado de proibição de armas nucleares.

A declaração ressaltou que os Estados partes no tratado “não podem ficar inertes enquanto sinais indicam que a humanidade está se aproximando de uma catástrofe nuclear global neste ponto de inflexão perigoso”, e concluiu que eles “trabalharão incansavelmente para alcançar um mundo livre de armas nucleares em prol das gerações atuais e futuras.”

Cinquenta e nove países e regiões participaram do encontro, com 35 estados atuando como observadores. O Japão optou por não participar. Sobreviventes dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki compartilharam suas experiências durante o evento, reforçando a desumanidade das armas nucleares.

Alguns membros da OTAN, incluindo Alemanha e Bélgica, participaram como observadores. A aliança militar está sob o guarda-chuva nuclear dos Estados Unidos. A próxima reunião está agendada para março de 2025.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img