Tóquio, Japão – 26 de dezembro de 2023 – Cinco membros de destaque da facção Abe, um dos principais grupos do Partido Liberal Democrático (PLD) do Japão, afirmaram desconhecer a omissão de parte das receitas provenientes de eventos de arrecadação de fundos em relatórios políticos da facção. As autoridades de Tóquio investigam a facção devido à suspeita de pagamento de propinas a escritórios de membros que venderam ingressos para eventos de arrecadação além das cotas estabelecidas, sem registrar a receita adicional nos relatórios políticos.
Os cinco membros seniores, incluindo o ex-secretário-chefe do gabinete Matsuno Hirokazu e o ex-ministro da Educação Shionoya Ryu, foram interrogados de maneira voluntária pelos promotores de Tóquio. Fontes indicam que eles afirmaram não ter conhecimento da omissão nas receitas da facção.
Segundo as fontes, os membros explicaram aos promotores que tinham conhecimento de que o valor que excedia a cota era reembolsado aos escritórios dos legisladores, mas não sabiam que o dinheiro não constava nos relatórios políticos da facção.
As fontes indicam ainda que o responsável pela contabilidade da facção admitiu não ter registrado as propinas. Este reconheceu entender que tais fundos deveriam constar nos relatórios.
A expectativa é que os promotores ouçam mais legisladores ligados à facção Abe à medida que a investigação avança.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am