Pequim, China – 16 de dezembro de 2023 – A China anunciou nesta quinta-feira (14), que as forças militares de Myanmar e três grupos étnicos concordaram com um cessar-fogo temporário. No entanto, nenhum dos lados em conflito formalizou oficialmente o acordo até o momento.
O Ministério das Relações Exteriores da China declarou que as duas partes alcançaram o acordo após Pequim mediar conversações de paz. Acrescentou que as partes também concordaram em manter “o ímpeto do diálogo”.
Detalhes específicos do acordo, como a duração prevista do cessar-fogo, não foram divulgados pela China.
As Forças Armadas de Myanmar afirmaram na segunda-feira (11), que se reuniram com os rebeldes sob a mediação da China e que outra rodada de negociações está prevista para o final de dezembro.
A aliança dos grupos étnicos manifestou-se nas redes sociais na quarta-feira (13), prometendo continuar a luta até derrotar as forças militares.
Os grupos militantes lançaram ataques coordenados contra o exército na região leste de Shan no final de outubro. Desde então, intensificaram as ofensivas em conjunto com as forças pró-democracia.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm