Pequim, China, e Yangon, Myanmar – 12 de dezembro de 2023 – A China anunciou nesta quinta-feira que as forças militares de Myanmar e três grupos étnicos armados concordaram com um cessar-fogo temporário, após mediação de Pequim. No entanto, nenhum dos lados envolvidos oficializou publicamente o acordo.
O Ministério das Relações Exteriores chinês divulgou que o acordo foi alcançado após rodadas de negociações de paz mediadas por Pequim. Além do cessar-fogo, as partes concordaram em manter “o ímpeto do diálogo”. A China, no entanto, não divulgou detalhes específicos sobre o acordo, como a duração prevista do cessar-fogo.
O exército de Myanmar afirmou na segunda-feira (11), que se encontrou com os rebeldes sob a mediação da China e que uma nova rodada de conversas está programada para o final de dezembro.
Enquanto isso, a aliança dos grupos étnicos armados usou as redes sociais na quarta-feira para afirmar seu compromisso de continuar lutando até derrotar o exército. Os grupos lançaram ataques coordenados contra o exército no estado oriental de Shan no final de outubro e intensificaram as ofensivas em conjunto com as forças pró-democracia desde então.
A falta de um anúncio oficial sobre o cessar-fogo levanta questões sobre a eficácia do acordo e destaca a complexidade das negociações em meio aos conflitos em curso em Myanmar. A região permanece sob tensão, e a comunidade internacional observa de perto os desdobramentos, buscando uma solução para restaurar a estabilidade e a paz na nação.