10 C
Kóka
quinta-feira, 13 março, 2025 8:09: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Brasil: Inscrições para bacharelado em Ciência e Tecnologia vão até 20 de dezembro

Candidatos têm a oportunidade de concorrer a vagas no curso gratuito em Campinas, com benefícios que incluem moradia, alimentação, transporte e mais.

Campinas, São Paulo, Brasil – 18 de dezembro de 2023 – A Ilum Escola de Ciência, vinculada ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso gratuito de bacharelado em Ciência e Tecnologia. Os interessados têm até o dia 20 de dezembro para se candidatar a uma das 40 vagas disponíveis, sendo que metade delas é destinada a alunos de escolas públicas.

O curso tem duração de 3 anos em período integral e acontece em Campinas, no interior de São Paulo. Além da oportunidade de formação acadêmica, a Ilum oferece uma série de benefícios aos aprovados. Moradia, alimentação, transporte, curso de inglês e um laptop equipado com os softwares essenciais para as atividades acadêmicas são garantidos aos estudantes selecionados.

“A Ilum ainda garante a passagem do estudante para o início do curso de graduação, eliminando barreiras geográficas e proporcionando igualdade de acesso a todos os futuros cientistas”, destaca a instituição.

O processo de seleção é composto por três etapas: inscrição e manifestação de interesse, verificação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e entrevista individual online. Durante a inscrição, os candidatos preenchem um formulário abordando dados pessoais, vida estudantil, atividades extracurriculares no ensino médio, interesse em ciência e tecnologia, e expectativas em relação ao curso.

As notas do Enem são verificadas em fevereiro pela escola, utilizando o CPF dos inscritos. Os 100 candidatos mais bem avaliados passam para a terceira fase, que consiste em entrevistas individuais online.

Além do acesso a uma formação interdisciplinar diferenciada, os alunos da Ilum têm a oportunidade de utilizar laboratórios equipados com tecnologia de ponta, incluindo os do CNPEM, como o acelerador de partículas Sirius, a maior infraestrutura científica já construída no Brasil. O diretor da Ilum, Adalberto Fazzio, destaca que os estudantes contam com um modelo de aprendizado inovador, baseado em técnicas de ensino ativo e em projetos ligados a temas atuais na fronteira do conhecimento.

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img