Tóquio, Japão – 30 de dezembro de 2023 – Bolsa de Tóquio encerrou as negociações de 2023 com uma notável alta nos preços das ações, registrando um aumento de mais de 28% no Índice Nikkei em relação ao ano anterior. O fechamento do Nikkei foi de 33.464 pontos, representando um ganho de 7.369 pontos, ou 28,2%, em comparação com o encerramento do ano passado.
Este índice de ganho foi o mais significativo desde 2013, quando o Banco do Japão introduziu medidas maciças de flexibilização monetária. Além disso, o índice mais amplo, TOPIX, subiu 4 pontos, encerrando o ano em 2.366.
No entanto, mesmo com o desempenho impressionante, a última sessão antes do recesso de cinco dias, viu a venda de ações relacionadas a semicondutores, que haviam subido recentemente.
Para o próximo ano, fontes do mercado indicam que os investidores estarão atentos a diversas questões, incluindo as políticas monetárias do Japão e de outros países, o sistema tributário preferencial NISA para investidores individuais no Japão e as ramificações da eleição presidencial nos Estados Unidos. Esses fatores serão cruciais para determinar a trajetória do mercado financeiro japonês em 2024.
A expectativa é que a Bolsa de Tóquio continue sendo influenciada por eventos globais e nacionais, e os investidores se preparam para um ano que apresenta desafios, mas também oportunidades. A crescente conectividade dos mercados financeiros internacionais torna essas variáveis globais ainda mais impactantes nas decisões de investimento.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm