Berlim, Alemanha, e Copenhague, Dinamarca – 12 de dezembro de 2023 – As autoridades da Alemanha e da Dinamarca anunciaram nesta quinta-feira (14), a detenção de suspeitos de terrorismo, incluindo membros do grupo Hamas, sob a suspeita de planejarem ataques contra instituições judaicas na Europa. Na Alemanha e nos Países Baixos, quatro membros do Hamas foram detidos, enquanto a Dinamarca deteve três pessoas sob suspeita de planejar ataques terroristas.
Segundo procuradores alemães, os quatro suspeitos do Hamas teriam recebido ordens para transportar armas a Berlim em outubro ou posteriormente. As autoridades alemãs suspeitam que os detidos estivessem se preparando para realizar ataques terroristas contra instituições judaicas. Entre os suspeitos, há cidadãos libaneses e egípcios.
Na Dinamarca, a polícia deteve três pessoas, sem confirmar se elas têm ligação com o Hamas. Como resposta à ameaça percebida, as autoridades planejam reforçar a segurança na capital, Copenhague, e nas comunidades judaicas. Um festival judaico tradicional, programado para esta quinta-feira, foi cancelado.
A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, destacou a gravidade da situação, classificando-a de “muito séria” e “completamente inaceitável” no contexto do conflito Israel-Gaza. Ela ressaltou que não é aceitável que um conflito externo seja trazido para a sociedade dinamarquesa.
O serviço de inteligência israelense Mossad emitiu uma declaração, alertando sobre os esforços do Hamas para expandir suas operações letais para a Europa, representando uma ameaça à segurança doméstica desses países. A comunidade internacional está atenta às medidas de segurança e à resposta diante desses eventos recentes.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am