Seul, Coréia do Sul – 23 de dezembro de 2023 – A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) divulgou uma declaração alertando que a Coreia do Norte pode ter iniciado operações em um novo reator nuclear, levantando sérias preocupações sobre o avanço contínuo do programa de armas nucleares do país.
O chefe da AIEA, Rafael Grossi, afirmou que sua equipe observou “níveis aumentados de atividade”, incluindo descargas de água aquecida, ao redor do Reator de Água Leve no complexo nuclear de Nyongbyon. Essas atividades indicam que a instalação pode ter atingido a criticidade, um estágio crucial no início das operações.
Grossi enfatizou que não pode confirmar as descobertas, pois os inspetores da AIEA não têm acesso direto ao local, sendo impedidos pelas autoridades norte-coreanas. No entanto, ele alertou que o reator poderia ser utilizado para a produção de plutônio para armas nucleares e expressou profundo pesar pelo possível desenvolvimento do programa nuclear norte-coreano.
O ditador norte-coreano, Kim Jong Un, está ciente de que iniciar um novo reator violaria as resoluções da ONU. No entanto, ele permanece desafiador, emitindo um aviso esta semana de que o país não hesitaria em lançar um ataque nuclear retaliatório. O cenário aumenta as tensões na região e eleva as preocupações internacionais sobre a estabilidade e segurança.
- Príncipe e Princesa Herdeiros do Japão partem para Turquia - 3 de dezembro de 2024 2:47 pm
- Possível projétil de artilharia encontrado em Matsuyama - 3 de dezembro de 2024 1:41 pm
- Hezbollah ataca posição israelense, alegando violações - 3 de dezembro de 2024 1:15 pm